RESTAURANTE-ESCOLA

ESCLARECIMENTOS SOBRE O RESTAURANTE-ESCOLA

17/10/2014























Esta é a atualização da aquisição dos equipamentos após a última avaliação da consultoria realizada no mês de setembro.

Em relação aos equipamentos que foram reprovados na ocasião, já contactamos as empresas fornecedoras para que façam as devidas correções e/ou substituições, de acordo com o que foi especificado em edital.

Quanto aos equipamentos em aquisição (6%), foi dado prosseguimento para a realização de um novo pregão eletrônico (agendado para o próximo dia 22) para a compra dos mesmos, uma vez que uma das empresas fornecedoras teve suas notas de empenho canceladas por não cumprimento do prazo para entrega por mais de uma vez.

Em relação às empresas que ainda não entregaram equipamentos, uma delas já realizou a primeira etapa da entrega. A segunda etapa depende de ajustes na estrutura (que deverão ser realizados pela UNIRIO) onde o equipamento será instalado. As providências para tais ajustes já foram tomadas. Para as outras empresas, um novo prazo está sendo negociado ou estão sendo tomadas as medidas administrativas cabíveis, devido ao não cumprimento do mesmo.

No que diz respeito às ações da DACE, além dessas questões citadas acima, será necessária contratação de uma empresa para a prestação de serviços (produção de refeições). Para tanto, os encaminhamentos para preparação do edital para licitação já foram iniciados. A parte técnica do Termo de Referência está pronta, faltando algumas definições administrativas para que seja possível iniciar o processo licitatório.


Para o efetivo funcionamento do Restaurante-Escola, além das ações da DACE, existem questões que dependem de outros setores. Dentre elas, o término da construção civil, execução e/ou finalização dos processos para os projetos de exaustão, climatização, além do aumento da carga de energia elétrica que estão sob a responsabilidade da Coordenação de Engenharia.


04/08/2014


Atualização da aquisição dos equipamentos do Restaurante-Escola


Quanto à avaliação da consultoria será agendada uma nova visita para as próximas semanas para análise dos equipamentos entregues recentemente.

Quanto à substituição, está sendo providenciada pelas empresas para os equipamentos entregues em desacordo com as especificações do edital. 

Em relação às empresas que ainda não entregaram equipamentos, algumas já estão com entrega agendada; para outras, novo prazo está sendo negociado ou estão sendo tomadas as medidas administrativas cabíveis, devido ao não cumprimento do prazo.


05/05/2014

Dados atualizados sobre a aquisição dos equipamentos necessários para a produção de refeições:



Para o efetivo funcionamento do Restaurante-Escola, além das ações da DACE, existem questões que dependem de outros setores. Entre elas, o término da construção, execução e/ou finalização dos projetos de exaustão, climatização, energia elétrica e gás que são de responsabilidade da Coordenação de Engenharia, por intermédio do engenheiro Paulo Edison, gestor do contrato. Esclarecemos ainda que não recebemos estimativa de prazo de conclusão para esses projetos.




24/03/2014

No projeto de implantação do Restaurante-Escola, no que compete à DACE, prestamos as seguintes informações:
·      Aquisição dos equipamentos necessários para a produção de refeições

O processo de aquisição dos equipamentos resultou, até o momento, na realização de três pregões eletrônicos. O processo para realização do quarto pregão eletrônico já está em andamento. O gráfico abaixo demonstra a situação atual em que se encontra o processo de compra.
Para auxiliar tecnicamente à DACE na avaliação das especificações de qualidade dos equipamentos, contratamos um serviço de consultoria. Apenas com a aprovação técnica os equipamentos são aceitos e é efetuado o pagamento pela Universidade, ou seja, os fornecedores que entregam materiais com especificações divergentes daquelas determinadas no edital de licitação devem substituí-los, de forma a atender às especificações do edital.

·      Elaboração do termo de referência técnica para contratação de empresa especializada em alimentação institucional
Este termo de referência servirá como base para o edital de licitação da empresa que fornecerá refeições.  A parte técnica, que prevê alimentação balanceada e condições higiênico-sanitárias adequadas, já está finalizada, e as questões administrativas serão definidas junto à Pró-Reitoria de Administração (PROAD).

Para o efetivo funcionamento do Restaurante-Escola, além das ações da DACE, outras questões que dependem de outros setores estão em andamento. Entre elas, o término da construção, execução e/ou finalização dos projetos de exaustão, climatização e energia elétrica, que são de responsabilidade da Coordenação de Engenharia por intermédio do engenheiro Paulo Edison, gestor do contrato. Ainda não recebemos estimativa de prazo de conclusão para esses projetos.

Respondendo ao questionamento de alguns estudantes, esclarecemos que os recursos destinados ao Restaurante-Escola não foram utilizados em outras demandas, considerando que o engenheiro Paulo Edison já efetuou o pagamento de mais de 90% do total do custo para a empresa que realiza a obra.

Em reunião do grupo gestor, em 10/03/2014, o Diretório Central de Estudantes se comprometeu a realizar a indicação de três discentes que acompanharão o processo de implantação do Restaurante-Escola.

Aproveitamos para esclarecer que a denominação Restaurante-Escola não implica projetos especiais ou demandas de cursos específicos, considerando que o serviço a ser oferecido é a alimentação balanceada e desenvolvida em adequados padrões higiênico-sanitários para a comunidade da UNIRIO, em especial para os estudantes, mas também deve ser utilizado como espaço acadêmico oportunizando aos diversos cursos um campo de estudos, pesquisas e praticas acadêmicas.