quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DACE DIVULGA: VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP


Os jovens brasileiros, com idade entre 18 e 30 anos, têm até o dia 1º de outubro para se inscrever e participar da VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A iniciativa seleciona até 40 projetos ligados às diversas linguagens artísticas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo hotsite www.juventude.gov.br/bienalcplp. Os interessados devem preencher o formulário disponível nesse endereço e enviar os documentos solicitados no Edital. Após a inscrição, o candidato receberá um e-mail automático, confirmando o envio de sua proposta.

Segundo os organizadores da VI edição da Bienal, os projetos serão avaliados em duas etapas. A primeira, de habilitação, tem caráter eliminatório e inclui a análise dos documentos recebidos. A segunda consiste na avaliação das propostas e será classificatória. Os projetos serão escolhidos e classificados conforme as notas atribuídas a cada um, a partir dos seguintes critérios: adequação aos objetivos da Bienal; relevância artística e cultural; clareza na apresentação da proposta.

O resultado das duas etapas será divulgado pela Comissão de Seleção na página da VI Bienal até o dia 25 de outubro de 2013. A partir dessa data, os participantes terão até cinco dias úteis para entrar com recurso, utilizando formulário padrão que estará disponível no hotsite do evento.

A VI Bienal está sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com os Ministérios da Cultura, Esporte e Relações Exteriores. A iniciativa conta, ainda, com o apoio do governo da Bahia, que sediará o evento no período de 3 a 7 de dezembro, na cidade de Salvador.

Sobre a Bienal – Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a Bienal de Jovens Criadores da CPLP. O evento tem por objetivo consolidar esse espaço enquanto fórum de diálogo, intercâmbio multicultural e artístico entre os jovens dos países que compõem o Bloco, incentivando, apoiando e promovendo sua criatividade, inovação e empreendedorismo. A última edição da Bienal aconteceu em Angola, em 2011, e as próximas estão agendadas para 2015, em Moçambique; 2017, em Portugal, e 2019, em Guiné-Bissau.

O que é a CPLP - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos. Com sede em Lisboa, Portugal, o Bloco é composto por oito países que têm o português como língua oficial ou segunda opção. São eles: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Em 2005, durante reunião do grupo em Luanda, capital de Angola, o dia 5 de Maio foi declarado como o Dia da Cultura Lusófona no mundo.