quinta-feira, 4 de julho de 2013

DÚVIDAS SOBRE A DOCUMENTAÇÃO - IMPOSTO DE RENDA


c) Formulário completo da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física Exercício, com o Recibo de Entrega, de todas as pessoas maiores de 18 anos descritas na composição familiar que façam a Declaração. No caso de isentos, acessar o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp) e imprimir a tela em que consta o nome completo com a seguinte frase: “Sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal”.

Percebemos a dificuldade dos alunos em compreender o item c da lista de documentos solicitados para a análise do pedido de bolsa/auxílios, principalmente quando o próprio aluno ou algum membro da sua família não declara imposto de renda. Recebemos constantemente consultas de CPF e certidão negativa de débitos.

 1 - PARA OS NÃO DECLARANTES: 

Temos ciência que a declaração de isento deixou de existir desde 2008. Solicitamos, no entanto, que o aluno acesse o link informado (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp) que o levará a seguinte tela:


Ali, o aluno deverá digitar o CPF [de todos os membros da família maiores de 18 anos]. Após a consulta, o site da receita gerará a seguinte tela:


É essa página com a frase "sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal" que solicitamos como comprovante. É só imprimir e anexar a documentação.

2 - PARA OS DECLARANTES:

No caso de declarantes, solicitamos que tragam o recibo de entrega [sem a parte referente à senha!!!!] e  todas as folhas do formulário. Observem que solicitamos sempre a declaração referente ao ano atual, que no caso é Exercício 2013, Ano - Calendário 2012. 

Quaisquer outras dúvidas, entre em contato.